O RUGBY NO BRASIL
O Rugby chegou ao Brasil no século 19, trazido por Charles Miller. O primeiro clube brasileiro foi fundado em 1891, mas o esporte só começou a ficar mais conhecido em 1964, com a realização do Campeonato Sul-Americano, em São Paulo.
Em 6 de outubro de 1963, foi fundada a União de Rugby do Brasil, com o objetivo de organizar e dirigir o Rugby brasileiro. No ano seguinte a entidade patrocinou o III Campeonato Sul-Americano de Rugby, quando o Brasil sagrou-se Vice-Campeão. Em 20 de Dezembro de 1972, foi fundada da Associação Brasileira de Rugby, substituindo a União de Rugby do Brasil e reconhecida pelo Conselho Nacional de Desportos (CND).
Atualmente existem 20 equipes oficiais no Brasil, além de times universitários, que superam a marca de 15. Nos clubes, mais de 2.800 atletas (2.500 homens e 300 mulheres) estão credenciados como jogadores.
PRESENÇA FEMININA GANHA FORÇA
As mulheres estão ganhando cada vez mais espaço no esporte. Em Janeiro de 2009, a equipe brasileira tornou-se penta-campeã invicta do campeonato Sulamericano de Rugby Feminino da modalidade Seven-a-side. O time mostrou-se um dos mais desenvolvidos, com uma qualidade técnica superior à de países já tradicionais no jogo masculino, como Argentina, Chile e Uruguai.