BELO HORIZONTE RUGBY CLUBE

O clube iniciou suas atividades na Universidade Federal de Viçosa, há mais de 20 anos. Mas conforme os alunos-jogadores terminavam os seus cursos, saiam da universidade, assim não demorou muito para o time se extinguir. Em 1998, os jogadores voltaram a se reunir, chegando a participar de um campeonato em São Paulo. Mas foi somente em Belo Horizonte, a partir de 2003, que o time ganhou impulso, culminando no surgimento do BH Rugby.

O reinício coincidiu com a chegada de estudantes e profissionais estrangeiros que vivem na cidade, fator essencial para o crescimento do time. Atualmente o BH Rugby conta com atletas, que se dividem entre os times adulto masculino, adulto feminino, juvenil masculino e infantil masculino.

Em 2007 time masculino do Belo Horizonte Rugby Clube consagrou-se Campeão da Copa do Brasil e repetiu o feito em 2009. Em 2010 tornou-se o Primeiro campeão mineiro de rugby, e vem repetindo o feito desde então sendo atualmente deca campeão mineiro (2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019).

Já na categoria feminino, disputou amistosos contra o SPAC Rugby e também contra as equipes cariocas: Niterói Rugby, UFF Rugby, Rio Rugby e Búzios Rugby, além de partidas oficiais contra outros times. Em Setembro de 2006 conquistou seu primeiro título ao vencer o “Campeonato da Independência de 7-a-side”, em Varginha. Tendo participado do SPAC Lions (2006 e 2007), uma das mais importantes competições do Rugby feminino no Brasil, e do Campeonato Paulista de Rugby Feminino (2007) o time vem crescendo cada vez mais. O que resultou, em Outubro de 2007, na conquista do Torneio de 7-a-side de São José dos Campos, a primeira etapa do Circuito Brasileiro da modalidade.

Em 2015, o time feminino conquistou o 1º Lugar na etapa de Florianópolis do torneio brasileiro Super Sevens.

Time Adulto Masculino
Time Adulto Feminino
BH Rugby JuvenilTime Juvenil Masculino
Time Infantil Masculino

PRINCIPAIS TÍTULOS

MASCULINO

10 VEZES CAMPEÃO MINEIRO DE RUGBY

2010 – 2011 – 2012 – 2013 – 2014 – 2015 – 2016 – 2017 – 2018 – 2019

BICAMPEÃO DA COPA DO BRASIL DE RUGBY

2007 – 2009

CAMPEÃO DO BRASIL SUPER 3

2004

FEMININO

CAMPEÃO DE ETAPA DO CIRCUITO NACIONAL FEMININO DE RUGBY SEVENS

2008 – 2015

TORNEIO DA INDEPENDÊNCIA

2006

CAMPEÃO RUGBY SEVENS ETAPA SÃO JOSÉ

2008

NOSSOS PATROCINADORES

SEJA UM
SÓCIO-TATU

Já pensou em ter um clube de vantagens com desconto em milhares de estabelecimentos em todo Brasil e ainda ajudar o BH Rugby a seguir “Cruzando Nossas Montanhas”?
Basta se tornar sócio-torcedor. Além de descontos exclusivos, preparamos inúmeros produtos do clube e gratuidade no terceiro tempo.
Seja agora um Sócio-Tatu.

SEJA SÓCIO

CONHEÇA MAIS SOBRE O RUGBY

O Rugby é um esporte coletivo de contato físico que pode ser praticado por homens, mulheres e crianças. O jogo é baseado em dois princípios básicos: atacar e marcar pontos e defender contra os ataques adversários.

Além de promover a inclusão pela diversidade de habilidades e formas físicas necessárias para o jogo, a prática do Rugby contribui para educar e formar jovens saudáveis, contribuindo para uma mudança positiva de atitude nos alunos com problemas de conduta escolar.

O Rugby passa a imagem de força, garra, técnica, superação de limites e vitória, o que o torna um grande atrativo, mas além disso, ele procura sustentar uma filosofia básica para a sua prática, que engloba amizade, lealdade, respeito ao rival, autocontrole, tolerância, perseverança, sacrifício pessoal e o mais importante, trabalho de equipe. Esses valores sociais são básicos, e é isso que a sociedade busca para os jovens de hoje e do futuro.

O ambiente que envolve as partidas é de muita alegria, amizade e respeito ao adversário, o que dá origem ao popularmente chamado “Terceiro Tempo”,  momento em que os jogadores anfitriões convidam os visitantes para uma reunião de confraternização como gratidão pelo jogo.

O RUGBY NO BRASIL

O Rugby chegou ao Brasil no século 19, trazido por Charles Miller. O primeiro clube brasileiro foi fundado em 1891, mas o esporte só começou a ficar mais conhecido em 1964, com a realização do Campeonato Sul-Americano, em São Paulo.

Em 6 de outubro de 1963, foi fundada a União de Rugby do Brasil, com o objetivo de organizar e dirigir o Rugby brasileiro. No ano seguinte a entidade patrocinou o III Campeonato Sul-Americano de Rugby, quando o Brasil sagrou-se Vice-Campeão. Em 20 de Dezembro de 1972, foi fundada da Associação Brasileira de Rugby, substituindo a União de Rugby do Brasil e reconhecida pelo Conselho Nacional de Desportos (CND).

Atualmente existem 20 equipes oficiais no Brasil, além de times universitários, que superam a marca de 15. Nos clubes, mais de 2.800 atletas (2.500 homens e 300 mulheres) estão credenciados como jogadores.

PRESENÇA FEMININA GANHA FORÇA

As mulheres estão ganhando cada vez mais espaço no esporte. Em Janeiro de 2009, a equipe brasileira tornou-se penta-campeã invicta do campeonato Sulamericano de Rugby Feminino da modalidade Seven-a-side. O time mostrou-se um dos mais desenvolvidos, com uma qualidade técnica superior à de países já tradicionais no jogo masculino, como Argentina, Chile e Uruguai.

VENHA TREINAR COM A GENTE E FAÇA PARTE DESSA HISTÓRIA

Gibran (beré) • (31) 992829983