SporTV adquire direitos de transmissão nacional até 2016

Por Thais Lombardi

Boa notícias para os fãs e adeptos do rugby no Brasil: a SporTV, canal afiliado da Globosat, acaba de firmar com a CBRu um acordo pelos direitos de transmissão do esporte até 2016. Segundo a emissora, a audiência dos jogos de rugby tem sido superior à de outros esportes mais tradicionais no Brasil, como o basquete e a natação.

Com o acordo, a SporTV passará a transmitir os jogos do Super 10 (Campeonato Brasileiro de Rugby XV) e do Brasil Sevens (Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens) – ambos campeonatos disputados pelo BH Rugby -, assim como de amistosos e eventos das seleções brasileiras realizados no país. Em partidas disputadas no exterior, os direitos serão negociados diretamente com os organizadores de cada evento.

A parceria vem em boa hora, uma vez que o rugby voltará a integrar os Jogos Olímpicos a partir de 2016, através da modalidade Sevens. O presidente da CBRu, Sami Arap Sobrinho, celebra o acordo. Ele acredita que a transmissão dos jogos trará uma visibilidade essencial para o crescimento do rugby no Brasil, trazendo mais jovens atletas para o esporte.

A SporTV já havia transmitido alguns jogos do Super 10 em 2011, quando foi utilizada no país, pela primeira vez, a tecnologia do Television Match Official, o “quinto árbitro”, que auxilia o árbitro principal em caso de dúvida na pontuação das equipes. Outra inovação foi o uso do microfone aberto pelo árbitro principal durante a partida final do campeonato, entre São José e Bandeirantes.

Não foi divulgado quantas partidas estarão na grade da emissora a partir deste ano, mas sabe-se que um número mínimo foi estipulado e aumentará gradualmente ao longo dos próximos anos.

EM by Alessandro Travassos | Rugby Brasil

comentários