BH Rugby fica em 5º no Mineiro de Seven

O fim de semana que passou foi de rugby seven-a-side em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O Belo Horizonte Rugby Clube não poderia deixar de participar e enviou bravos dez representantes para a primeira etapa do II Campeonato Mineiro de Seven, promovido pela Federação Mineira de Rugby. Passada a brilhante garantia de permanência no Super 10 de 2012 – a primeira divisão do rugby XV brasileiro –, conquistada sobre o Niterói Rugby no último dia 24, o BHR montou uma equipe especialmente para a competição de 7’s.

Considerando-se a falta de entrosamento e a experiência ainda restrita com a formação de sete jogadores, os atletas tiveram um resultado que pode ser considerado positivo. A maioria deles compõe as divisões intermediárias do BH Rugby e receberam treinamento intensivo de Igor Michalick, técnico do time feminino, que é especializado no rugby seven. Os belo-horizontinos conquistaram a 5ª colocação, entre nove participantes. Em cinco jogos, foram três vitórias e duas derrotas. Os destaques foram Álvaro Menna Barreto, o atleta mais efetivo, e Victor Vogas, o Zaca, capitão do time.

O campeão da etapa foi o Varginha Rugby, tradicional na modalidade, que, brilhantemente, levantou a taça sem tomar um try sequer.

No sábado, foram disputados os jogos de grupo – cada um com três equipes – e as quartas-de-final. A estreia foi amarga: derrota no jogo de abertura do campeonato para o time principal do Leopardos, um dos donos da casa, por 40 a 0. Para equilibrar o grupo, o BHR conseguiu superar a duras penas, logo em seguida, os atletas da Universidade Federal de Lavras (Ufla), por 27 a 15.

Classificado em sexto lugar, a equipe alvinegra e laranja de Belo Horizonte encarou nas quartas-de-finais, no período da tarde, outro anfitrião, o Uberlândia A. Vitória dos donos da casa, esbanjando velocidade, por 31 a 7. Para conquistar o quinto lugar, já que estava fora da briga pelas primeiras colocações, o BH Rugby ganhou seus dois últimos jogos, realizados já na manhã de domingo: bateu o Inconfidentes, de Ouro Preto, por 19 a 7, e, pela segunda vez, superou o time da Ufla por apertados 7 a 5.

“Gostaria de parabenizar o grande evento realizado em Uberlândia, superando todas as expectativas. Em especial, parabenizo a equipe do Uberlândia Rugby pela excelente organização e suporte aos clubes que participaram do evento e à equipe do Varginha Rugby, que sagrou-se campeã da 1ª etapa, além do jogador Rodolfo Silveira, que levou o prêmio de Try Man do torneio”, comemorou Bruno Verçosa, presidente da Federação Mineira de Rugby.

Agora, o BH Rugby terá praticamente dois meses para treinar duro de olho na segunda etapa do Campeonato Mineiro de Seven. A fase será realizada em Lavras nos dias 27 a 28 de novembro, quando ocorrerá também a competição feminina. Os campeões nas duas modalidades serão os representantes mineiros no Circuito Nacional de Seven’s.

.

EM by Alessandro Travassos | BH Rugby

comentários