BH Rugby está de volta à elite nacional

Mineiros viajam para Jundiaí onde estreiam no Super 10 contra o Desterro (SC)

Há quase uma semana a informação já circula na internet por fontes de diversos tipos de confiabilidade. Pois é fato: o BH Rugby está de volta à primeira divisão brasileira após três anos de sua primeira e única experiência na elite. Independentemente da colocação em que terminar a competição em novembro, o clube mineiro já estará fazendo história: terá participado da primeira edição do Super 10, uma nova aposta da cada vez melhor estruturada Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). Surpresa excelente!

 A participação do Belo Horizonte Rugby Clube foi confirmada pela direção da CBRu na última sexta-feira (22). Como não apresentou a documentação necessária para inscrição em tempo hábil, o Federal Rugby, de São Paulo, que seria um dos estreantes na primeira divisão, perdeu a chance de disputar. O BHR, como terceiro colocado na divisão de acesso em 2010 e com todos os pré-requisitos à disposição da confederação, assegurou a vaga.

A volta dos belo-horizontinos à elite do rugby nacional em 2011 não deixa de ser uma ironia do destino. No ano passado, o clube se preparou principalmente, e com afinco, para atingir essa meta, que não era das mais difíceis. Bastaria vencer, jogando em casa, o Federal, time de força equivalente. Porém, aquele 11 de setembro foi um daqueles dias em que quase nada deu certo e o BHR foi derrotado por 10 a 5 no campo da PUC Minas, no Coração Eucarístico.

Foi um tremendo balde de água fria. Mesmo assim, ainda restava a chance mais complicada de vencer o último colocado do Super 8 no jogo da respescagem, que tradicionalmente tem como mandante a equipe da primeira divisão que corre o risco de cair.

Para ter o direito de disputar essa vaga, o time de Belo Horizonte teve que garantir o terceiro lugar da Copa do Brasil contra o Charrua, de Porto Alegre. Venceu os gaúchos em Vinhedo (SP), por 22 a 14, em outubro, e partiu para a repescagem contra o Curitiba Rugby Clube (Unibrasil/CRC), no dia 20 de novembro.

Mas não deu: os paranaenses venceram em casa por 32 a 18. O BH Rugby teria mais um ano de Copa do Brasil e não seria realizado o sonho de disputar o primeiro Super 10 da história. Isso até vir o convite formal da confederação, após a exclusão do time paulista que, dentro de campo, foi capaz de adiar a conquista dos mineiros.

 “Nosso planejamento todo do ano passado era para disputar a primeira divisão. Ocorreu um acidente de percurso e estávamos preparados para ter mais um ano de preparação. Mas esse período foi encurtado agora”, relata Alessandro Travassos, presidente do BH Rugby.

Foto por Maíra Vieira

Estreia

No Super 10, os clubes serão divididos em dois grupos de cinco. O BH Rugby está no grupo verde. O time, após ter se sagrado bicampeão mineiro em junho, preparava-se para a Copa do Brasil 2011. O jogo de abertura seria contra o Guanabara, no Rio de Janeiro, neste sábado (30). Foi quando surgiu a surpresa de, realmente, estrear neste fim de semana, mas pelo Super 10. O primeiro desafio será simplesmente contra o atual vice-campeão, o Desterro, de Florianópolis (SC).

Como os catarinenses dariam início à competição jogando em São Paulo contra o Federal e tendo já providenciado a viagem de sua delegação, a CBRu, em acordo com o BH Rugby, manteve o local da estreia. A partida está marcada para Jundiaí (SP), no 12º GAC, onde foi disputada a Copa Cultura Inglesa há duas semanas. Contudo, o mando de campo pertencerá aos mineiros.

Não terá moleza para o BH Rugby, como para o restante dos times na competição. Além do Desterro, os mineiros vão encarar na primeira fase o Unibrasil/CRC (mais uma vez), o Pasteur (SP) e o Bandeirantes (SP), campeão de 2009. Está previsto para 24 de setembro o início do cruzamento entre os grupos, a partir de quartas-de-finais. “Não temos que olhar quem está do outro lado. É encarar quem estiver pela frente”, afirma Santiago Simon, o Pancho, capitão do time.

Os meninos do BHR vão precisar muito do apoio da torcida neste segundo semestre na torcida para um bom desempenho no Super 10. E que o sonho se mantenha vivo no ano que vem!

Foto por Maíra Vieira

Feminino

Se o destino do time masculino de XV é São Paulo, as meninas do BH Rugby de 7’s embarcam para o Rio de Janeiro. A equipe feminina manteve o roteiro previsto e vai disputar um amistoso contra o Guanabara Rugby, neste sábado.

O Belo Horizonte Rugby Clube tem os patrocínios da Cemig, Companhia Athlética, Tora Transportes e Via Shopping, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Serviço

1ª Rodada do Super 10 2011 de Rugby XV

BH Rugby x Desterro

Sábado, 30 de julho, às 15h

12º Grupo de Artilharia de Campanha, Jundiaí (SP)

 

Jogos do BH na 1ª Fase

1ª Rodada: 30 de julho

BHR x Desterro (SC) / Local: Jundiaí (SP)

 

2ª Rodada: 13 de agosto

Unibrasil/CRC (PR) x BHR / Local: Curitiba

 

3º Rodada: 20 de agosto

BHR x Pasteur (SP) / Local: Belo Horizonte

 

4ª Rodada: 3 de setembro

Bandeirantes (SP) x BHR / Local: São Paulo

 

5ª Rodada: 10 de setembro

BHR Folga

 

EM by Alessandro Travassos | BH Rugby

comentários