BH Rugby Quad termina Brasileiro em 5º e se garante na elite para 2012

O BH Rugby Quad, equipe de cadeirantes do Belo Horizonte Rugby Clube, terminou o 4º Campeonato Brasileiro da modalidade na quinta posição. Assim, assegurou vaga na edição de 2012 do torneio. A partida decisiva foi realizada no domingo (17), no SESC Venda Nova, Belo Horizonte, onde foi realizada a competição. Em uma partida apertada, o time da capital bateu o Rio Rugby Quad por 35 a 32.

 

O treinador do BHR Quad, Humberto Assis, comemorou o resultado, já que a manutenção na elite nacional do Quad Rugby para o próximo campeonato era a meta principal de todos. Com pouco mais de um ano de existência, a equipe mineira participou do segundo Brasileiro e melhorou sua colocação. Em 2010, com apenas duas semanas de fundação, o time viajou para Ceilândia-DF, onde ficou na sétima posição entre dez participantes. Agora, jogando em casa, com o apoio da família, dos amigos e dos colegas de clube, acabou em quinto.

A campanha dos belo-horizontinos foi de duas vitórias e quatro derrotas, também dentro do que era esperado. Na primeira rodada, na quinta-feira (14), o BHR Quad venceu a Andef, de Niterói (RJ), e só voltaria a vencer na última.

 

A preocupação do grupo em continuar na primeira divisão veio do novo formato que o Campeonato Brasileiro do próximo ano. Eduardo Savine Mayr, presidente da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas, – que esteve presente em todos os dias do torneio, sempre com simpatia e bom humor – confirmou que a proposta é realizar uma divisão de elite e outra de acesso em 2012, ambas com seis equipes.

 

Também sem surpresas foi a classificação final do campeonato, muito parecida com a de 2010. O Adeacamp, de Campinas, confirmou o título no domingo ao vencer o Tigres, de São Paulo, por 72 a 24, em uma espécie de final. A OMDA, de Florianópolis, venceu os Águias da ADGE-DF na disputa pelo terceiro lugar, por 50 a 36. Em sexto, terminou a Andef e, em sétimo, o Rio Quad.

 

O BHR é o único clube de rugby dito convencional do Brasil que possui e mantém uma equipe de cadeirantes, em parceria com o programa Superar, da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Campanha do BH Rugby Quad

BHR 34 X 29 Andef

BHR 14 X 41 Tigres

BHR 81 X 8 Adeacamp

BHR 13 X 54 OMDA

BHR 14 X 55 ADGE

BHR 35 X 32 Rio Quad

_

_

EM by Luiz Castro | BH Rugby

comentários