BH Rugby leva quatro atletas para a Copa Cultura Inglesa

A Seleção Mineira Juvenil de Rugby embarcou para Jundiaí, em São Paulo, onde disputa a Copa Cultura Inglesa a partir deste domingo. O torneio aproveita as férias de julho para reunir as seleções estaduais de M-19 e, neste ano, também as de M-17. Nesta edição, grupos de seis Estados estarão na competição. Pela segunda vez, Minas Gerais será representada, o que é resultado da fundação da Federação Mineira de Rugby, no fim de 2009. No total, 21 jovens estarão à disposição para jogar em nome do Estado nos campos paulistas.

 

De 11 a 16 de julho, vieram para Belo Horizonte os atletas do interior do: Lavras, Varginha, Juiz de Fora, Monte Sião, Pará de Minas e de outras cidades. Contando com a solidariedade dos colegas do BH Rugby – ingrediente essencial ao esporte – e com o suporte da Federação, eles se uniram aos juvenis do clube da capital. No período, o grupo teve a oportunidade de realizar treinos intensivos sob a tutela do treinador Paulo Vilela, atleta do BH Rugby, que vai comandar a seleção pela segunda vez. Além do técnico, o BH cedeu quatro atletas para a competição.

 

A intenção de unir o selecionado com o máximo de antecedência possível foi evitar que se repetissem os problemas graves do ano passado que resultaram no desempenho tímido em campo. Na primeira participação mineira, os atletas se conheceram já no alojamento, horas antes de disputar a primeira partida. Assim o time foi montado, e o resultado ficou aquém das expectativas.

 

Desta vez, às vésperas da nova oportunidade, o grupo treinou fundamentos, como passes em linha e rucks, jogadas de line-out seguidos de mauls, e cada um já saiu com posições e papéis bem definidos. Victor Vogas, o Zaca, atleta do BHR, será o capitão da Seleção Mineira M-19 pela segunda vez. Na opinião dele, os treinos ajudam a formar um entrosamento, mesmo que às pressas.

 

“A gente consegue se conhecer melhor, saber a posição em que cada um joga. A gente aprende a jogar junto”, comentou ohooker. Nesta participação, que será a última dele na Copa Cultura Inglesa, Victor espera jogar mais, em vez de se ver obrigado a cobrir tanto os companheiros.

 

Paulo Vilela concorda que o treinamento auxilia, mesmo longe do período e da intensidade ideais. O que se espera com a preparação é fazer uma campanha sensivelmente melhor. Para isso, ele confia em um fator: a evolução do rugby no Estado.

 

“O fortalecimento do rugby em Minas pode refletir no time. Tivemos o segundo ano de Campeonato Mineiro, com o Uberlândia, o Leopardos, o Varginha, o Juiz de Fora, e a melhora técnica das equipes foi perceptível. Vamos fazer um torneio melhor, mas será um nível mais difícil do que no ano passado”, comenta.

 

Além de Victor, os belo-horizontinos que integram a Seleção são Giuliano Fernandes, Diogo Souza Menezes e Bernardo Souza Faria. Todos eles são jovens, inclusive no esporte, e encaram a viagem para Jundiaí como um curso intensivo de rugby e também como uma experiência de vida.

 

Diogo, o Chorão, e espera só crescimento pessoal com a participação na Copa. “Quero fazer um bom campeonato, ganhar mais padrão de jogo, mais experiência. E, principalmente, espero fazer mais amigos. Vamos representar nosso Estado e quero criar vínculo com os colegas”, prevê o pilar.

 

Já Bernardo vê a chance com os olhos voltados para um futuro ainda mais distante. O half-scrum, de apenas 15 anos, é o caçula do time e, claro, quer aprender o máximo que puder. “Espero convívio, para crescimento pessoal, além da experiência esportiva. Sou o caçula. Vou para voltar daqui dois anos para estourar, para ganhar”, afirma.

 

Jogos

O caminho da Seleção Mineira não será tranquilo. A equipe, que está no grupo Cultura, abre a Copa enfrentando, no domingo, às 10h30, a Seleção de São Paulo da Região do Vale do Paraíba, uma das favoritas ao título. Na terça-feira, os mineiros pegam os catarinenses, às 13h40. Na quinta, será a vez de encarar os gaúchos, no mesmo horário. Todos os jogos finais serão no sábado. Força, meninos! Boa sorte!

 

EM by Luiz Castro | BH Rugby

comentários