BH RUGBY CAMPEÃO MINEIRO 2010!

BH Rugby é o primeiro campeão mineiro da história

por João Gualberto

O Belo Horizonte Rugby Clube sagrou-se, neste sábado, 10 de julho, o primeiro campeão mineiro da história. Em um dia de festa dedicado ao rugby, com três partidas oficiais, dois amistosos e arquibancada cheia, a equipe da capital enfrentou o Varginha Rugby no jogo de fundo e venceu por 22 a 10.

A rodada final do primeiro Campeonato Mineiro de Rugby na categoria XV (formação de 15 jogadores), disputada em Contagem, reuniu as seis bravas equipes que encararam o desafio e participaram do torneio pioneiro no Estado realizado pela Federação Mineira de Rugby. Após os jogos dentro das chaves, os times se cruzaram em três confrontos decisivos.

O primeiro duelo do dia foi travado entre o Vianna JF Rugby, de Juiz de Fora, e o Taurus Rugby, de Uberaba, que disputaram o quinto lugar do campeonato, já que ficaram nas últimas colocações dos seus respectivos grupos. A equipe de Juiz de Fora venceu por 33 a 19 os oponentes do Triângulo em um jogo de bastante disposição dos dois lados, principalmente no primeiro tempo. O JF realizou cinco tries, dos quais conseguiu converter quatro, enquanto o Taurus fez três tries, convertendo dois deles. Os destaques foram o pilar Luis Carriço, do time da Zona da Mata, que foi autor de 11 pontos, e Eduardo Vitali, full-back da formação de Uberaba, que registrou 10 pontos. Assim, o Troféu Bronze ficou com o Vianna JF.

Na partida seguinte, valendo a terceira posição do certame, o Uberlândia Rugby encarou o UFLA Rugby Team, da Universidade Federal de Lavras. Dessa vez, os representantes do Triângulo levaram a melhor, vencendo pela pequena margem de 17 a 14. O jogo foi duro, truncado, com muitas formações fixas e dando trabalho para o árbitro Alejandro Marolla. O Uberlândia registrou e converteu dois tries, além de ter convertido uma penalidade. O UFLA Team também fez dois, confirmando ambos. O principal nome da partida foi o half-scrum do Uberlândia, Lucas Martins, que apesar de todos os choques de que foi vítima, conseguiu marcar sete pontos, ajudando sua formação a conquistar o Troféu Prata.

Ao final da partida, o abatimento do time do Sul de Minas foi visível e vários atletas deixaram o gramado chorando. Apesar de ter sido uma cena comovente, sintetizou fielmente a disposição e o engajamento com que todos os jogadores entraram em campo no fim de semana.

Na grande final, o BH Rugby e o Varginha Rugby disputaram o Troféu Ouro, já que se classificaram em primeiro lugar nas suas chaves, com duas vitórias cada na fase inicial. Desde os 14 minutos do primeiro tempo, a equipe da capital jogou com um homem a menos. O árbitro Juan Manuel Pardal expulsou o meio-scrum Alessandro Travassos por entender que houve agressão a um oponente em um ruck. O placar final, de 22 a 10, não chegou a refletir o equilíbrio de forças e a divisão de posse de bola, que se mantiveram nos 80 minutos.

O BH Rugby superou o Varginha fazendo três tries, mas convertendo dois. Além disso, confirmou uma penalidade. O time campeão teve três destaques: o abertura Daniel Baeta, principal pontuador da partida (12 no total), o oitavo Luiz Castro, sempre aguerrido, e o ponta Francisco Machado, autor de um try e preciso no bloqueio aos adversários em momentos decisivos. Do time do Sul, o ponta Rogério Brito registrou cinco pontos e, por várias, vezes, levou perigo ao gol do BH com cobranças de penais ou tentativas de drop goals.

Além dos três jogos oficiais, foram realizados dois amistosos femininos na formação de sevens, disputados entre o BH Rugby e o Vianna JF Rugby. Ao final do evento, um dia dedicado ao rugby, todos os atletas participantes receberam medalhas e as três melhores equipes levantaram os troféus.

Classificação final do 1° Campeonato Mineiro de Rugby

1° lugar BH Rugby
2° lugar Varginha Rugby
3° lugar Uberlândia Rugby
4° lugar UFLA Rugby Team
5° lugar Vianna JF Rugby
6° lugar Taurus Rugby

RESULTADOS

Final Bronze:
Vianna JF Rugby 33 x 19 Taurus Rugby
Vianna JF (5 tries e 4 conversões)
Taurus (3 tries e 2 conversões)

Final Prata:
Uberlândia Rugby 17 x 14 UFLA Rugby Team
Uberlândia (dois tries, duas conversões e 1 penal)
UFLA (dois tries e 1 conversão)

Final Ouro:
BH Rugby 22 x 10 Varginha Rugby
BH (três tries, duas conversões e 1 penal)
Varginha (1 try, 1 conversão e 1 penal)

EM by Alessandro Travassos | BH Rugby

comentários